Reorganizando as relações em uma escola

A partir de uma ampla experiência profissional, construída em instituições voltadas para o ensino técnico, na cidade de São Paulo entre 1991 e 2025, associada com pesquisas que desenvolveu sobre como melhorar a gestão de pessoas dentro de um Plano de Gestão Escolar (PGE) elaborado sob um Projeto Político Pedagógico (PPP), o Prof. Marcos Vaskevicius, conseguiu conceber algumas ações relativamente simples de serem implementadas ao longo do funcionamento de uma escola, que poderão contribuir para uma melhor qualificação e uma maior transparência nas relações que ocorrem em uma escola, ao longo do processo de trabalho dela,  promovendo deste modo uma otimização no funcionamento de uma escola, a saber:

  1. No primeiro dia de aula de um ano letivo, a cada início de uma nova etapa do ensino básico (intervalos de 3 ou 4 anos), a aula será destinada exclusivamente para um pai ou uma mãe, que representando o seu filho(a), vivenciará  em um dia inteiro o que o seu filho(a)  experimentará ao longo de 3 ou 4 anos naquela escola.
  2. No segundo dia de aula de um ano letivo, a cada início de uma nova etapa do ensino básico (intervalos de 3 ou 4 anos), haverá a apresentação das instalações da escola e dos métodos de ensino utilizados na escola, aos alunos ingressantes (primeiramente através de vídeos institucionais e posteriormente com vivências reais=visitação geral em toda a escola, mini aulas com cada docente e também com alunos já experientes na escola). 
  3. No terceiro dia de aula de um ano letivo, a cada início de uma nova etapa do ensino básico (intervalos entre 3 ou 4 anos), será promovida a leitura reflexiva de todas as normas da escola e também das principais leis gerais que regulam a educação em escolas no país (direitos e deveres de todos os componentes de uma escola e as implicações legais com o descumprimento arbitrário deles), aos alunos ingressantes com o testemunho de vários docentes que irão lecionar para esses alunos. Depois dessa leitura ocorrerão algumas dramatizações, com a participação de alunos e docentes, mostrando a real importância de todos cumprirem essas regras  comportamentais, visando a construção melhores relações no ambiente escolar. Ao final deste dia, haverá a assinatura por todos os alunos e docentes, bem como pelos membros da direção da escola presentes nesta ação, de um documento, a saber: COMPROMISSO DE RESPONSABILIDADE COM AS AÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM (no qual estarão estabelecidas as penalidades pelo não cumprimento das regras compreendidas nesse dia).
  4. No quarto dia de aula de um ano letivo, a cada início de uma nova etapa do ensino básico (intervalos de 3 ou 4 anos), ocorrerão algumas ações em conjunto, a saber: um detalhado esclarecimento do organograma funcional da escola, a descoberta dos profissionais responsáveis pelos vários setores da escola e de seus assessores, o recebimento de uma lista com os meios de comunicação virtual e presencial com estes profissionais etc. Neste dia também os alunos farão demonstrações práticas do acesso aos vários setores, pois cada aluno testará o seu acesso aos sistemas informatizados  e também aos aplicativos educacionais da escola, assegurando a sua  plena autonomia digital ao longo da sua vida escolar.
  5. No quinto dia de aula de um ano letivo, a cada início de uma nova etapa do ensino básico (intervalos de 3 ou 4 anos), os alunos ingressantes farão a primeira atividade 100% autônoma e individual, isto é, um resumo muito bem feito de todo o aprendizado construído ao longo dos três dias consecutivos, sobre a apresentação de todo o sistema funcional da escola. Essa será a primeira atividade de avaliação, comprobatória de um processo de aprendizado realizado na escola.
  6. Em geral os docentes e profissionais da escola, deverão ser admitidos e/ou desligados no início de um semestre letivo. Devem ser submetidos a uma primeira semana de integração funcional, na qual serão sempre acompanhados nas suas atividades por um facilitador (colega mais experiente e qualificado para promover a integração desse novo recurso humano não só na primeira semana, mas ao longo de todo o primeiro mês, recebendo uma remuneração extra para tal atividade). Todo novo docente só entra sozinho nas suas turmas de alunos a partir da sua terceira semana na escola (até então ele estará atuando junto com um docente facilitador=esse docente terá uma remuneração adicional durante o período de integração).