É uma constatação que uma escola só pode existir a partir da demanda pelo serviço que ela se propõe a oferecer, ou seja, favorecer o acesso ao aprendizado de conhecimentos básicos para a iniciação de uma jornada de vida juntamente com ações que deveriam promover melhores práticas de socialização visando com isso estimular um comportamento coletivo mais ativo e competente para a superação dos desafios presentes em agrupamentos de seres humanos.
Porém para que essa prestação de serviço ocorra serão necessários vários recursos, no entanto devido a necessidade da construção de conhecimentos e atitudes de relacionamento, percebe-se que a busca da excelência nos resultados que uma escola deveria entregar aos seus alunos e ao futuro de uma sociedade, torna os recursos humanos como um desafio muito estratégico para que essa meta se concretize ao longo da prestação de um serviço formal de escolarização.
Com isso, a relação entre a escola e o seu corpo de profissionais deve merecer uma atenção muito especial, por parte da equipe de profissionais com a responsabilidade de gerir o funcionamento de uma escola, bem como pelas famílias dos alunos. Pois tanto a equipe de gestão escolar quanto os pais, terão que confiar, controlar e valorizar, a capacidade dos recursos humanos em construírem um ambiente escolar que promova na prática valores fundamentais para uma melhor convivência humana, tais como: integridade (você fala o que realmente faz e cumpre o que promete), comprometimento (você se dedica realmente aos desafios e as oportunidades num processo de escolarização) e persistência (você não desiste de buscar fazer melhor em cada desafio ou oportunidade).
Percebe-se que para trabalhar em um sistema escolar, as exigências deveriam ser elevadas no processo seletivo e continuar sendo elevadas ao longo do contrato de trabalho estabelecido entre a escola e cada colaborador. Assim como toda a atividade profissional de grande responsabilidade perante a vida de muitas pessoas e que tem impacto prolongado na vida de um agrupamento humano (médicos, juízes, advogados, líderes políticos etc.) esses profissionais tem que ter a justa valorização pela sua importante prestação de serviços, devidamente ajustada em um contrato de trabalho celebrado com a escola.
Assim como outros contratos reguladores das relações presentes no ambiente escolar, o contrato entre uma escola e seus profissionais, deve conter poucas e estratégicas cláusulas, a seguir apresentamos algumas dessas cláusulas, a saber:
a) Responsabilidades da Escola:
- Oferecer toda a infraestrutura adequada, sempre em pleno funcionamento, para a efetivação dos processos pedagógicos para favorecer o aprendizado dos conhecimentos essenciais para a construção de um projeto de vida (GESTÃO PEDAGÓGICA + GESTÃO DE R.H. + GESTÃO ADMINISTRATIVA + GESTÃO FINANCEIRA).
- Disponibilizar uma infraestrutura e um ambiente que promova o bem estar corpo de colaboradores, merecendo destaque as seguintes ações: 180 dias de aulas/ano; no máximo 30 alunos/ professor, no máximo 15% de alunos com necessidades muito especiais contando nessa situação com um docente auxiliar devidamente qualificado para promover a inclusão; sala de bem estar funcional com armários adequados=três divisões com 600 mm de altura cada; salas ou escritórios para trabalho com todos os equipamentos necessários, independentes entre si e com acesso restrito aos profissionais; cozinha com um profissional responsável e em anexo uma copa para até doze pessoas= três mesas com quatro cadeiras; enfermaria com uma maca e cadeira de rodas e um profissional responsável especializado etc. (GESTÃO DE PESSOAS + GESTÃO ADMINISTRATIVA + GESTÃO FINANCEIRA).
- Cumprir o horário das atividades diárias com uma tolerância média de até 10 minutos de atraso (GESTÃO DE PESSOAS + GESTÃO ADMINISTRATIVA).
- Assegurar o funcionamento da infraestrutura adequada para o trabalho no ambiente escolar, promovendo a segurança (criando as melhores condições para evitar as doenças profissionais em especial as lesões por esforços repetitivos, assédio moral etc.), a higiene e a limpeza em todos o momentos da operação escolar diária (GESTÃO DE R.H. + GESTÃO ADMINISTRATIVA + GESTÃO PEDAGÓGICA).
- Organizar o trabalho no ambiente escolar a partir de departamentos, favorecendo uma melhor distribuição dos desafios e das responsabilidades que ocorrem em um processo de escolarização formal. Tal organização irá mostrar mais facilmente o valor real de cada membro da equipe de profissionais da escola (GESTÃO DE R.H. + GESTÃO ADMINISTRATIVA + GESTÃO PEDAGÓGICA + GESTÃO FINANCEIRA).
- Assegurar que as atividades operacionais da escola, não poderão ser afetadas pela falta das melhores e adequadas condições socioeconômicas e de saúde de cada aluno, devendo a família do aluno buscar a ajuda necessária na rede de proteção social mantida pelo poder público, antes que a falta das condições ameace afetar o aproveitamento escolar (GESTÃO DE PESSOAS + GESTÃO PEDAGÓGICA).
b) Responsabilidades dos profissionais:
- Praticar no cotidiano as 5 atitudes essenciais a um melhor desempenho funcional nos momentos de aprendizado proporcionados pela escola aos alunos (COMPROMISSO COM O PROCESSO OPERACIONAL ESCOLAR):
- Entrada nos ambientes de aprendizado: até 10 minutos de atraso;
- Nos ambientes de aprendizado: conversa zero (110% de atenção) e desligar e guardar todos os dispositivos móveis (110% de concentração);
- Ofertar o acesso a conteúdos/atividades que gerem um registro pelos alunos entre uma e duas páginas por aula ministrada;
- Realizar pelo menos 80% das ações previstas em planejamento, obedecendo sempre a plena concordância com as normas escolares e as leis do país;
- Cumprir as atividades de aprendizado com pontualidade e organização.
- Atuar com o compromisso de garantir a manutenção e o uso adequado de toda a infraestrutura disponibilizada para facilitar o aprendizado. Somente utilizar essa infraestrutura com a devida supervisão de um profissional especializado da escola (sempre que esta supervisão for necessária solicitá-la com 7 dias antecedência), jamais fazer uso sem esse apoio, sob a responsabilidade de reparar os eventuais danos causados nessa infraestrutura por uso inadequado (COMPROMISSO COM OS INSUMOS ESCOLARES).
- Zelar pela manutenção e o pleno funcionamento de toda a infraestrutura disponibilizada pela escola para o bem estar dos colaboradores. Sob a responsabilidade de reparar danos causados nessa infraestrutura por mau uso dela (COMPROMISSO COM OS INSUMOS ESCOLARES).
- Prever sempre que for possível a ocorrência de uma falta ao ambiente escolar, com pelo menos 24 horas de antecedência e avisando o profissional que faz a sua supervisão. Estruturar-se para prestar o seu serviço de modo remoto (online), até o limite de 5 faltas ao longo de um ano.
- Promover um tratamento muito respeitoso com os alunos e os outros profissionais da escola (obedecendo a normas e leis vigentes no país), de modo a evitar a ocorrência de denúncias sobre ações de assédio físico, moral e/ou psicológico no ambiente escolar (COMPROMISSO COM OS RESULSTADOS DO PROCESSO ESCOLAR).
- Atuar de modo de gerar no dia a dia resultados, que cooperem para que as metas bimestrais e anuais de rendimento escolar dos alunos, sejam plenamente satisfatórias (COMPROMISSO COM OS RESULTADOS DO PROCESSO ESCOLAR).

