Relação do ensino técnico com a vida

A seguir apresentamos uma proposta para uma nova estrutura organizacional e curricular para o desenvolvimento do processo de aprendizado básico que possibilite, a uma pessoa que o concluir, uma iniciação competente como profissional em uma fábrica que produz peças ou produtos com o processo de conformação denominado por usinagem (criação dos mais diversos formatos pela retirada contínua e gradual de material, utilizando máquinas e ferramentas muito específicas para esse fim), destacando que este processo de fabricação é muito útil e difundido no mundo, o  que gera muitas possibilidades de desenvolvimento profissional para aquelas pessoas que se identificam com esse tipo de trabalho. Abaixo relacionamos resumidamente as principais características dessa nova estrutura para o ensino profissional, a saber:

Curso Técnico em Mecânica Ênfase em Usinagem:

  • 1º Semestre=100% EAD=4 dias/semana (utilizando inclusive softwares de simulação):

Componentes curriculares: Desenho Técnico via Computador; Componentes de Máquinas; Tecnologia para Usinagem e Metrologia Básica. Cada componente curricular com 100 horas aula/semestre = 5 horas aula/semana.

  • 2º Semestre=100% presencial=4 dias/ semana (com um docente e um auxiliar docente, em um laboratório especializado para cada componente curricular, com no máximo 20 alunos por componente curricular em cada laboratório):

Componentes curriculares: Usinagem convencional (torno, fresadora, furadeira e retificadora); Usinagem CNC (torno e fresadora); Metrologia Avançada e Robótica na Usinagem. Cada componente curricular com 100 horas aula/semestre = 5 horas aula/semana.

  • 3º Semestre=50% presencial em uma empresa e 50% EAD, com no máximo 20 alunos por componente curricular:

Componentes curriculares: Atividade para Finalização do Curso (em uma empresa = criar uma  programação CNC e fabricar uma peça a partir dela, via usinagem CNC) e Plano Mestre de Produção para uma Fábrica de Usinagem = via EAD). Cada componente curricular com 100 horas aula/semestre = 5 horas aula/semana.

Observações:
  1. No contexto da Enga. Mecânica, podem-se criar ainda outras opções para o oferecimento de uma formação técnica que permita a iniciação profissional com competência, a saber:
    • Técnico em Mecânica Ênfase em Prensagem ou Estamparia;
    • Técnico em Mecânica Ênfase em Soldagem;
    • Técnico em Mecânica Ênfase em Manutenção de Máquinas.
  2. O 1º semestre via EAD, será básico para todas as opções acima para um curso técnico no contexto da Enga. Mecânica.
  3. O 2º e o 3º semestres serão realizados sob a supervisão e nos laboratórios de um CDI=Centro de Desenvolvimento Industrial, em um edifício de fácil acesso por transporte coletivo e devidamente estruturado para bem oferecer aulas e treinamentos práticos para a melhor capacitação dos recursos humanos voltados a produzir riqueza em uma indústria. Neste centro haverá também um corpo de Engenheiros e Técnicos, aptos para atuarem com docentes e/ou consultores para o aprimoramento de um parque industrial.
  4. Nesta proposta será possível realizar uma melhoria da qualificação profissional do quadro de colaboradores de uma fábrica, com os funcionários sendo avaliados pelas atividades que realizam na sua prática diária na empresa (2º semestre) e supervisionados para realizarem o 3º semestre também em um CDI. Para tal ocorrência bastará um contrato de consultoria em formação profissional celebrado entre a empresa interessada e um CDI. Tal caminho finalmente iria humanizar e valorizar a busca pela aquisição de uma melhor capacidade profissional, por parte dos profissionais mais experientes em uma empresa.
  5. Um CDI, somente será funcional se a sua estrutura for departamental e a sua administração for feita por especialistas em formação profissional, bem como se ela contar com um Conselho Diretor com membros de várias indústrias que justificam a sua existência em uma determinada localicade. 


Cortesia do SENAI de Valinhos em São Paulo


Cortesia do SENAI de Blumenau em Santa Catarina 


Cortesia da Dalca Robótica Brasil Ltda. do
Rio Grande do Sul