Primeiramente a criação deste ambiente digital, visa antes de tudo, somente estimular um amplo debate, visando reorganizar os sistemas escolares formais em todo o mundo, que neste momento (2025) deixaram de ser verdadeiramente estimulantes, afinal uma prova disso é a quantidade de pessoas que preferem não estudar nas escolas nos dias de hoje (temos cerca de 15% a 20% da população de jovens que não estudam ou trabalham no mundo-pesquisa da OCDE, publicada em 09/09/25), sendo esse fato reiterado ainda pela quantidade de formandos das escolas cuja competência para empreender uma vida em busca do seu melhor é muito questionável (basta estar atento aos resultados da avaliação internacional para a educação básica o PISA que somente alcança cerca de 80 países e extrapolar para a realidade que infelizmente em muitos países o direito de acessar uma estrutura escolar formal sequer é universal).
Assim, os textos presentes neste espaço tentam mostrar alguns caminhos diferenciados que talvez ajudem a construir uma transformação no contexto atual das escolas. Mas esses novos rumos precisam ser bem avaliados por todos os membros de uma sociedade que desejam que os investimentos para manter um sistema de educação escolar, possam gerar a criação de pessoas melhores, capazes de praticarem no futuro atitudes de convivência social que induzam a reais transformações no contexto socioeconômico nessa sociedade, fazendo-a prosperar com mais justiça e sustentabilidade.
Com a leitura mais detalhada dessa pesquisa, notar-se-á que um ponto de início para tornar o ambiente escolar melhor, seria a valorização real de todas as principais relações humanas que ocorrem no funcionamento diário de uma escola, bem como constatar que em 2025, a necessidade da quantidade de conhecimentos básicos diminui muito, já que na Internet (rede internacional de dados) existe a maior disponibilidade de conhecimentos possível de ser acessada por um modo muito fácil de busca, constituindo uma experiência única em toda a história da humanidade. Desta maneira nunca foi tão correta a frase: menos quantidade de conhecimentos com muito mais qualidade no aprendizado. Talvez com uma nova estrutura escolar que crie condições para favorecer mais autonomia por parte os alunos, eles realmente aprendam a aprender o que realmente lhes interesse para viabilizar o seu projeto de vida.
Visando favorecer a reflexão dos leitores, sobre novas estruturas formais de escolas, são também esboçadas duas propostas para essa finalidade, descritas nas seguintes páginas deste blog:
- Relação do ensino básico com a vida;
- Relação do ensino técnico com a vida.
Finalizando convém destacar que este estudo é a continuidade de uma outra pesquisa que empreendi, ao longo de 2 (dois) anos e apresentei junto da Faculdade de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), por ocasião da conclusão da minha especialização em Gestão Escolar em 2018, a saber:
