A seguir apresentamos uma proposta para uma nova estrutura organizacional e curricular para o desenvolvimento do processo de aprendizado, em período integral (das 8:00 horas até as 17:00 horas) para fundamentar um projeto de vida básico e positivo que permita a um ser humano tornar-se capaz de aproveitar melhor as oportunidades que são geradas em uma sociedade, a saber:
Período matutino (das 8:00 horas até as 12:15 horas com um intervalo de 15 minutos):
- Quatro manhãs com aulas com docente presencial (50% do período=protagonismo do docente no processo de aprendizado inicial e nos exercícios iniciais de revisão);
- Quatro manhãs com aulas sem docente presencial (50% do período=promover o protagonismo discente para realizar atividades de reforço final do aprendizado que foi construído na presença do docente, gerando a construção de um portfólio);
- Uma manhã integral com o protagonismo do discente (estimulando a atitude de auto aprendizado, tão necessária para construir melhor uma história de vida), para a realização duas condutas de aprendizado, a saber: A) Um portfólio extra de aprendizado, feito nas salas de aula sem o docente presente e com apoio de material extraído da biblioteca (não gera conceito extra, mas pode gerar uma titulação diferente do certificado de conclusão do ciclo de aprendizado=APRENDIZADO SATISFATÓRIO COM NÍVEL DE EXCELÊNCIA NO ENSINO BÁSICO 1 e depois NO ENSINO BÁSICO 2 e 3); B) A leitura de uma bibliografia recomendada pela escola como um complemento livre do aprendizado mínimo que um aluno deve cumprir no ENSINO BÁSICO 1 e depois no ENSINO BÁSICO 2 e 3;
- Estrutura curricular significativa, que respeita o momento do mundo humano que favorece o acesso a infinitos conhecimentos através do toque em uma tela que se ajusta na palma da mão de um ser humano adulto. Logo para o momento atual da humanidade o desafio dos docentes é ensinar a aprender (assegurando uma base de conhecimentos a partir da qual é possível construir um grande aprofundamento deles, na medida da necessidade demandada pelo projeto de vida de cada aluno) e não mais ensinar uma quantidade obrigatória de conhecimentos básicos, muitas vezes sem um significado impactante na história de uma vida humana, ou seja vivemos no mundo em que as escolas deveriam praticar a expressão: “MENOS COM MAIS QUALIDADE É MUITO MAIS!”. A partir do que já foi exposto é possível apresentar o resumo de uma proposta de uma nova estrutura curricular para o ENSINO BÁSICO (ao longo de 3 etapas=ENSINO BÁSICO 1, ENSINO BÁSICO 2 e ENSINO BÁSICO 3), a saber:
1. Uma manhã (4 horas de aula)=COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA NACIONAL;
2. Uma manhã (4 horas de aula)=COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO EM LÍNGUA INTERNACIONAL PARA UMA MAIOR INTEGRAÇÃO ECONÔMICA NO MUNDO;
3. Uma manhã (4 horas de aula)=MATEMÁTICA E FÍSICA APLICADAS NA VIDA (com ações de ensino que permitam criar programas ou aplicativos bem simples);
4. Uma manhã (4 horas de aula)=PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO, ECONÔMICO E SOCIAL APLICADO AO CONTEXTO SOCIAL ATUAL.
Período vespertino (das 13:30 horas até as 17:00 horas, com um intervalo de 15 minutos):
- Quatro tardes com aulas e atividades com um docente e até dois auxiliares docentes presenciais, monitorando o protagonismo dos discentes;
- Uma tarde integral com o protagonismo do discente (estimulando a atitude de autorrealização esportiva ou artística, tão necessária para se construir uma história de vida mais saudável);
- Estrutura curricular que priorizará o desenvolvimento de atividades esportivas e artísticas, em ambientes adequados com todos os recursos necessários para tais práticas. Com tal estrutura curricular pode-se conseguir obter “UMA MENTE SÃ EM UM CORPO SÃO”, a saber:
1.Duas tardes (3,5 horas de aula)=EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE DO CORPO E PRÁTICAS DESPORTIVAS;2.Duas tardes (3,5 horas de aula)=COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO VIA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA.
Observações:
- Nas aulas sobre Comunicação e Expressão, Matemática e Física Aplicada na Vida e Processo de Desenvolvimento Histórico, Econômico e Social Aplicado na Vida, a escola deveria prever no máximo 30 alunos/Professor, disponibilizar lousa eletrônica com acesso a uma internet com alta velocidade ou lousa branca onde se escreve com canetas, um computador pessoal (com acesso a internet de alta velocidade) na sala e um projetor de telas para tal computador. A cada semestre os docentes tem que propor 15% das suas aulas via EAD, a partir dos 2 (dois) últimos anos do ENSINO BÁSICO 2 (para familiarizar os alunos com a tecnologia de aprendizado via EAD).
- Nas aulas sobre Educação Física, Saúde do Corpo e Práticas Desportivas e Comunicação e Expressão via Manifestação Artística, a escola precisa disponibilizar espaços adequados com todos os recursos necessários (material esportivo, instrumentos musicais, tintas e telas, um auditório com palco etc.) trabalhando com 15 alunos ou 30 alunos juntos conforme a atividade a ser desenvolvida. Estas aulas podem ser realizadas em complexos esportivos e artísticos que trabalharão em sintonia com a escola que oferecerá as aulas previstas para o período matutino.
- Os docente serão contratados por uma jornada completa de 5 horas/ 5 dias e deverão se manter ausentes da salas de aula para promover a autonomia de estudo e aprendizado entre os alunos. Cada classe de até 30 alunos terá contato com apenas 4 docentes em uma semana (menos será sempre mais, com os avanços tecnológicos de acesso ao conhecimento).
- Nesta estrutura de escolarização básica teremos 3 etapas, a saber: Básico1=4 anos; Básico2=4 anos e Básico3=3 anos. Sendo que no 3º e último ano, ao longo do 1º semestre os alunos serão orientados para desenvolverem uma ampla revisão do ensino básico para a Certificação Inicial de Cidadania em um processo de avaliação ao final desse semestre realizado na própria escola. Já no 2º semestre os alunos deverão fazer o 1º semestre de um curso técnico via EAD, na própria escola (conseguindo ao final uma certificação de AUXILIAR TÉCNICO NÍVEL 1 = condição obrigatória para ter acesso ao 1º semestre de um curso em nível superior associado a essa formação profissional inicial=nessa sociedade não haverá mais uma prova de seleção para o nível superior, mas sim o pleno e universal acesso ao primeiro semestre de uma faculdade via EAD, para a partir do desempenho de cada estudante, nesse semestre inicial, aprová-lo ou não para seguir no ensino superior).
- Na medida da disponibilidade de investimento para consolidar uma melhor infraestrutura escolar, seria muito positivo para o processo de aprendizado a presença de salas temáticas, para as aulas do período matutino (em especial para matemática e para o aprendizado de idiomas).
- A proposta anteriormente descrita de um modo sucinto, merecerá uma análise detalhada por especialistas, colaborando então com o processo, tão necessário, de um amplo debate que mobilize toda uma sociedade, para se reconstruir melhor a atual estrutura escolar vigente. Afinal será pela estrutura escolar que se poderá melhorar a qualidade das novas gerações diante dos desafios a serem superados pelo mundo humano.
Cortesia da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo
Cortesia da Secretaria da Educação do Mato Grosso

