Agradecimentos

Como já foi explicado, na introdução deste ambiente virtual, a contribuição que ele possa vir a dar para um amplo debate que vise reformular as estruturas escolares em nível básico e para a iniciação de uma vida profissional, que ora predominam pelo mundo afora, reflete a continuação de uma pesquisa feita pelo autor quando da conclusão de uma pós graduação em Gestão Escolar e todo o aprendizado com a sua prática docente em Escolas Técnicas na cidade de São Paulo, daí decorrem os agradecimentos abaixo:
  • Ao corpo docente da Faculdade em Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, localizada na cidade de São Paulo, que me desafiou e me orientou para bem realizar a pesquisa que inspirou a criação desta modesta contribuição para inspirar um debate visando  transformar o sistema escolar vigente na maioria da escolas pelo mundo.
  • Às instituições de ensino técnico profissional, nas quais conquistei a oportunidade de atuar, pelo seu investimento para que eu pudesse desenvolver ações de ensino que me fizeram descobrir a necessidade de uma reestruturação no sistema de ensino em vigor, tanto no ensino básico como no ensino técnico.
  • Aos alunos das instituições de ensino técnico profissional que mais e melhor se dedicaram às minhas ações de ensino (uma minoria que decresceu continuamente ao longo da minha jornada como docente profissional), pois tal ocorrência me desafiou a produzir pesquisas para subsidiar um debate visando melhorar o ensino básico e o ensino técnico.
  • Para os familiares dos alunos que mais se dedicaram nas minhas aulas em escolas técnicas, pois era notório que  esses alunos em geral acreditavam que oferecer o seu melhor sob a orientação de um docente poder-lhes-ia ser útil no seu futuro profissional, mas tal crença sem dúvida refletia um estímulo que era compartilhado a partir das suas famílias.
  • Às empresas por onde atuei por até 10 anos como Engenheiro e Coordenador de Projetos, pois essa experiência influenciou a minha busca por gerar desafios na minhas aulas buscando estimular a melhoria contínua dos futuros técnicos que busquei qualificar e também me fez questionar como o sistema escolar não é cuidado como um empreendimento complexo, que ele é.
  • Para empresas que investiram, a fundo perdido, em visitas técnicas, palestras, mini treinamentos técnicos e até em cursos profissionais complementares ao curso técnico que os meus alunos realizavam, pois com isso pude confirmar como é essencial a participação ativa das empresas na formação de futuros profissionais, para que esta formação se dê com muito mais qualidade.
  • Às instituições, escolas e empresas que gentilmente cederam imagens para ilustrar este blog.